quarta-feira, 29 de junho de 2011

Eu Maior - entrevista com Rubem Alves

Jung e a Educação - individuação


Freud e a Educação - desejo

A família no fogo cruzado da educação contemporânea – Julio Groppa Aquino

A relação entre pais e filhos  parece ter sofrido mudanças radicais nos últimos trinta anos. E para onde essas mudanças apontam?  São essas as questões levantadas pelos polêmico psicólogo Julio Groppa Aquino, que questiona a maneira como pais estão lidando com seus filhos. Um questionamento que produz tantas faíscas quantas aquelas do fogo cruzado da educação.

Click no título e assista ao vídeo.
Uma boa reflexão a todos!

PALESTRA MÁRIO SÉRGIO CORTELLA

NÃO NASCEMOS PRONTOS - MÁRIO SÉRGIO CORTELLA

terça-feira, 28 de junho de 2011

A indisciplina e a escola atual - Julio Groppa Aquino

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0102-25551998000200011&script=sci_arttext


Este texto é uma versão ampliada do roteiro empregado no vídeo-palestra "A indisciplina e a escola atual", produzido pela FDE/SP, em 1997. O estilo narrativo direto e o tom coloquial devem-se, obviamente, aos objetivos do vídeo. Do ponto de vista dos temas tratados, configura-se inicialmente o baixo aproveitamento e a indisciplina escolar como os impasses fundamentais vividos no cotidiano escolar brasileiro, tomando como recorte a emergência dos "alunos-problema" como uma das principais justificativas empregadas pelos educadores na atribuição das causas de tal impasse. Em seguida, tenta-se rastrear e desconstruir as explicações mais comuns sobre as supostas causas da indisciplina escolar, tais como: a estruturação escolar no passado, problemas psicológicos e sociais, a permissividade da família, o desinteresse pela escola, o apelo de outros meios de informação etc. Por fim, fundamentam-se algumas propostas pedagógicas para uma compreensão mais autônoma da especificidade do trabalho escolar, bem como algumas regras éticas de convivência em sala de aula, de tal sorte que se possa lançar um novo olhar sobre o ato indisciplinado, cujas interpretações mostram-se, na maioria das vezes, de maneira estereotipada.

Reinvenção da família – Marcelo Carneiro da Cunha


A família tradicional morreu, viva a nova família! As transformações da última metade do século 20 redefiniram os personagens sociais: as mulheres adquiriram um protagonismo inédito; os homens precisaram se reprogramar, e os filhos passaram a centralizar a vida familiar, agora democratizada. A vida adulta se juvenilizou e estendeu, agora iniciando aos vinte e indo até o sessenta, na busca de uma felicidade contínua, que os leva a construir e reconstruir casamentos. Assistimos ao surgimento da nova família não-biológica, que funciona a partir de outros laços, diferentes, mas não menos intensos.
Compreender essa nova realidade e traduzi-la é o desafio de hoje, no cinema e na literatura e para este autor de livros e filmes tais como “Antes que o Mundo Acabe”, o inédito longa “Insônia”, ou o novo romance, “Nem Pensar”. Na nova família não-biológica, uma vez que ela não é óbvia ou formada espontaneamente, seus participantes precisam encontrar e construir lugares dentro dessa nova estrutura, a qual requer, acima de tudo, diálogo e trocas de olhares.

A família contemporânea em cena: novos pais, novos filhos – Mário Corso e Diana Lichtenstein Corso

http://www.cpflcultura.com.br/site/2011/05/27/a-familia-contemporanea-em-cena-novos-pais-novos-filhos-%e2%80%93-mario-corso-e-diana-lichtenstein-corso-2/

Acabou a era da estabilidade no casamento, casa-se com essa esperança, mas poucos estão dispostos a grandes sacrifícios para esse fim. A parentalidade e a intimidade doméstica precisaram ser reinventadas depois de retiradas dos clichês familiares nos quais repousavam. A força das famílias contemporâneas nasce de laços distantes da hierarquia e da tradição: na ficção, os pais são tidos como idiotas, mas são amados; as mães se distraem e ausentam, mas costumam ser consideradas inteligentes e atenciosas; os filhos são endemoniados, mas justos. Aos pequenos cabe construir-se através de muita fantasia, aprendendo a administrar conflitos domésticos, problemas conjugais dos pais, ausências. Desde as histórias tradicionais de crianças que se fizeram sozinhas como as garotas de O Jardim secreto e Matilda , até o irreverente menino de Onde vivem os monstros, elas tiraram forças para seguir adiante a partir da capacidade de fantasiar e brincar. As grandes elaborações infantis ocorrem num território que percorre paisagens como o País das Maravilhas, a Terra do Nunca e o quarto de brinquedos de Toy Story. Entre esses recursos de criatividade e magia, o humor, que chegou até mesmo a transformar os clássicos contos de fadas, é a grande estrela, através da qual a autoridade parental é invocada e contestada ao mesmo tempo.

Café Filosófico - A Existência como Doença (Parte 1)

segunda-feira, 25 de abril de 2011

E.M. PRES. TANCREDO DE ALMEIDA NEVES

QUEM SOMOS
Fachada da escola


A E.M Pres.Tancredo de Almeida Neves localiza-se na região central de Ubatuba, na Av. Rio Grande do Sul, nº 600 e atende, atualmente, 1309 alunos, distribuídos em Período Diurno com Ensino Fundamental de 6º a 9º ano (911); Período Noturno: Ensino Médio Integrado ao Técnico (cursos de Contabilidade, Administração e Turismo); Pós-Médio em Técnico em Meio Ambiente e Guia de Turismo e Educação para Jovens e Adultos de 6º a 9º ano (398). Somos uma equipe de 82 professores, 37 funcionários, uma Psicóloga Escolar e Equipe Gestora composta por uma Diretora, duas Vices, e uma Coordenadora.


NOSSO COMPROMISSO

Projeto Satélite


Laboratório de informática

A nossa prática educativa, com o compromisso de elevar, sistematicamente, a qualidade de ensino, parte de uma Gestão Democrática que busca cultivar, essencialmente, a valorização da ética, da diversidade, do meio-ambiente, da responsabilidade social e do contínuo auto-aperfeiçoamento para que nossos alunos sejam capazes de dimensionar e redimensionar conhecimentos e contribuir para o bem comum. 


PRINCÍPIOS NORTEADORES

Sinalização da escola com placas em Libras

Vice-campeã da Gincana da Solidariedade 2010

Ação social na comunidade Emaús


O dinamismo que permeia nossa escola é a busca permanente de processos inovadores de ensino-aprendizagem através do estímulo ao pluralismo de ideias e ao desenvolvimento e aplicação de novas concepções pedagógicas. A filosofia norteadora de nossas ações são os quatro Pilares da Educação descritos pela UNESCO: Aprender a Fazer; Aprender a Ser, Aprender a Conhecer e Aprender a Conviver.


PRÁTICAS PERMANENTES

Campeonato de Xadrez e Feira Cultural



Abertura da Semana Técnica


Viagem técnica

Entre muitas práticas, temos como principais a Feira Cultural que, por meio da interdisciplinaridade, integra os dois períodos do Ensino Fundamental; diversas Viagens Culturais e Técnicas (Museus, Exposições, Teatro, Feira de Vestibular, etc); incentivo à participação em eventos culturais e esportivos; Atividades comemorativas (Carnaval, dia do Turismo, dia do Contabilista, dia do Administrador, Dia da Consciência Negra, Formaturas); Campeonato de Xadrez; Bingos e Festa Junina; Projetos( “Caminhando por Ubatuba”- objetivo de despertar o gosto pela natureza e sua conservação; “Semana Técnica”-objetivo de aprimoramento profissional; “Cidadão Econômico”-objetivo de despertar o interesse pela economia por meio de levantamento de preços dos produtos de Cesta Básica e Serviços; “Assessoria Empresarial –objetivo de despertar o interesse pela profissão); Vestibulinho para acesso aos cursos de Ensino Médio Integrado e Pós-Médio.


AVANÇOS  

HTPC por área e por ciclo

Leitor do mês


Atendimento psicológico e orientação para professores, pais e alunos 

  • Participação dos alunos representantes de sala e respectivos professores conselheiros nos CCs; 
  • HTPC por ciclo e por área; integração e participação dos alunos dos três períodos da escola em todas as atividades programadas; 
  • melhor índice da participação dos pais nas reuniões de Pais e Mestres; melhoria do atendimento da Biblioteca (Projeto Mais Leitura - Leitor do Mês, Concurso Marca-página, Sarau, ampliação do acervo);
  • atendimento psicológico e orientação para professores, pais e alunos; 
  • projetos de música e dança;
  • instalação da Sala de  Recursos com respectivos profissionais;
  • ampliação do material técnico-pedagógico.

Planetário na escola


DESAFIOS


Dar continuidade ao trabalho atual, sempre visando a uma escola de qualidade e excelência. Como prioridades: 
  • buscar garantir o domínio das competências básicas de 100% dos alunos; 
  • praticar a Pedagogia de Projetos; 
  • fortalecer o vínculo família/escola; 
  • assegurar o processo de inclusão aos alunos com NEE; 
  • estreitar a relação entre as escolas Anchieta e Tancredo; 
  • revisar a Matriz Curricular dos cursos de Ensino Médio Integrado; 
  • abrir novos cursos técnicos; 
  • incentivar os professores na orientação e pesquisa dos alunos do Ensino Médio Integrado para o TCC; 
  • utilizar a Informática no Reforço Escolar.
                              
Festa Junina


































    E. M. Gov. Mário Covas Júnior

    “As aprendizagens escolares são uma condição
    fundamental da cidadania. Ninguém é cidadão, de corpo inteiro,
     se não conhecer a língua e a história, a matemática e as
    ciências, a filosofia e as artes.” António Nóvoa
    Hora de colocarmos em prática...

    Quem somos?
    A Escola Municipal Governador Mário Covas Júnior, situada à Rua da Cascata, nº 781 no bairro do Ipiranguinha, conta com a participação da equipe gestora: Marisa da Silva Toledo (diretora), Renata Cristina de Paula (vice-diretora) e Sandra Regina de Matos Guimarães (coordenadora).
                A escola atende alunos do Ensino Fundamental, ciclo I e II, com um total de 597 alunos e também o Projeto Travessia que atende 20 alunos.
    
    Estudo e reflexão em grupo
    
    Nosso compromisso:
                Buscamos meios para que os alunos possam sanar suas dificuldades de aprendizagem, proporcionando a formação de indivíduos úteis à sociedade. Tendo como meta, a construção do conhecimento, favorecendo sua atuação no meio em que está inserido, quer seja no convívio familiar ou social.
    
    Carnaval: festa da reciclagem
    
    Princípios norteadores:
                Levando em conta que a educação é ao mesmo tempo um processo individual e um processo social que acontece por meio das inter-relações, esta Unidade Escolar busca referências em algumas tendências existentes no sistema pedagógico, tais como: Jean Piaget, Vygotsky, visando fundamentalmente o atendimento do indivíduo enquanto um ser total, seja criança, jovem ou adulto, com direito a um processo contínuo de aprendizagem e não fragmentado.
    
    Concurso de Fantasias de Material Reciclado
    
    Práticas permanentes:
                Como práticas permanentes vale destacar os projetos referentes ao meio ambiente focando a reciclagem e os cuidados necessários como a preservação do mesmo; como também a realização de trabalhos de conscientização sobre a Dengue, problema enfrentado no município.  Os alunos encaminhados ao HRP participam ainda de um projeto em parceria com os monitores da APM visando a elevação da autoestima dos mesmos.  
    
    Exercícios de relaxamento
    
    Avanço
                Conscientização por parte dos professores em relação à prática pedagógica abrangendo possibilidades de um trabalho voltado à reflexão, possibilitando a discussão sobre as dificuldades enfrentadas em sala de aula. Surgindo então, a necessidade de elaboração de propostas para tentar resolvê-las.
    
    Exposição sobre dengue: conscientização da comunidade
    


    Desafio
                Uma escola que faça a diferença na vida de nossos alunos, com os mesmos propósitos e objetivos, almejando a formação do ser como um todo, para que sejam capazes de desenvolver suas habilidades e avancem em seus conhecimentos, obtendo um rendimento positivo no IDEB, SARESP e Prova Brasil.

    E. M. Profª. Maria da Cruz de Oliveira

    QUEM SOMOS
    Biblioteca
    
    Somos escola de bairro, escola periférica, escola da comunidade do Sertão do Perequê-Mirim, em Ubatuba. Comunidade essa resultante da migração nordestina e mineira, especialmente, somada à gente de Ubatuba. A criançada, contudo, já é fruto da terra. Somos profissionais educadores que lêem, organizam, tocam, cozinham, brincam, advertem, limpam, cuidam, orientam, aprendem e ensinam. Somos alunos crianças que desejam, desafiam, se entregam, questionam, testam, aprendem e ensinam. Somos a Escola Municipal Professora Maria da Cruz de Oliveira, muito prazer!
    
    Educando com arte
    

    NOSSA MISSÃO
    Vincular a ministração do ensino coletivo que há na escola às questões específicas do grupo social, tornando a comunidade parte integrante da escola através de desenvolvimento de projetos de leitura, música, saúde e consciência ambiental os quais visam criar condições mais adequadas para que os alunos possam prosperar em sua aprendizagem contínua, interiorizando conceitos éticos essenciais para um convívio de uma sociedade saudável, feliz, justa e democrática.
    
    Aula de música
    

    NOSSO COMPROMISSO
    • Desenvolver a arte do diálogo para sensibilizar a comunidade, identificando situações em que a solidariedade e a participação se fazem necessárias.
    • Conquistar a confiança das famílias dos alunos, orientando-as e recebendo-as com respeito.
    • Organizar os conteúdos em torno de projetos focando o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para um processo de qualidade na formação acadêmica, primordialmente quanto à alfabetização e raciocínio lógico-matemático, assim como na formação na vida do educando como cidadão crítico e participativo.
    
    Bom apetite!
    • Reconhecer a necessidade de cuidar do meio em que vivem, preservando a natureza e convivendo com esta de maneira respeitosa e compreendendo a importância da sustentabilidade.

    PRINCÍPIO NORTEADOR             
    "A criança deve ser respeitada quanto ao seu processo e suas reais habilidades."
    Partindo do pressuposto de que a educação trabalha a favor da formação e da transformação, o aluno que passa por um processo educativo não deve sair nem intelectual, afetiva ou socialmente idêntico ao modo como ingressou no mesmo.

    AVANÇOS
    • Pintando ovos de Páscoa
      Monitoria de música e suas oficinas de canto, violão e organização do Coral, abrilhantando os dias letivos por serem fundamentais na formação de cidadãos ao dar oportunidades de participação como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores dentro e fora da sala de aula, incentivando, envolvendo e interagindo com pessoas e apreciando o valor da manifestação musical e cultural.
    • Monitoria da biblioteca dando aos alunos a oportunidade de conhecer mais e melhor esse maravilhoso mundo da leitura, onde cada história é contada.
    • Experiência inédita: o letramento digital, onde adentraram nesse universo cada vez mais importante, atual e necessário em nossos dias, desenvolvendo o projeto “Meu Sertão”, em parceria com EM “Maria da Cruz Barreto”.

    DESAFIOS
    • Alimentar, mutuamente, uma prática pedagógica pautada na interdisciplinaridade e transversalidade para promover a compreensão de forma mais abrangente dos diferentes objetos do conhecimento sistematizado e abrir espaço para inclusão de saberes extraescolares como questões da vida.
    • Envolver-se com mais empenho nos Projetos propostos no início do ano e Projetos extras que nos são apresentados durante o ano letivo, cujos objetivos vêm ao encontro dos planejados pela escola.
    • Otimizar o horário de HTPCs  para melhor agilidade e qualidade dos assuntos propostos, formação continuada e envolvimento dos docentes, monitores e equipe gestora.
    
    Trabalho coletivo
    
    • Estruturar uma sala de recursos dentro da escola para atender efetivamente nossos alunos com necessidades especiais, com ou sem diagnóstico, visando eliminar, também, o obstáculo de mobilização física dos pais e alunos à outra unidade escolar.

    • Famílias comprometidas com o processo de aprendizagem dos filhos, estimulando-os a vivenciar a vida escolar com intensidade e amor, conscientes da relevância dessa etapa da vida para o desenvolvimento integral, contemplando as esferas intelectual, afetiva, social, artística, motora e profissional.

    E. M. Profª. Olga Ribas de Andrade Gil

    QUEM SOMOS NÓS
    Nós somos a escola Olga Ribas de Andrade Gil, que situa-se à Rua Conceição, no centro da cidade. Atendemos cerca de 400 alunos de Ensino Fundamental Regular de 1° ao 5° anos, entre os períodos da manhã e da tarde, e uma sala de recursos que atende alunos com múltiplas deficiências. Também dispomos da Educação de Jovens e Adultos no período noturno.

    
    Brasão da escola
    
    
    Nosso compromisso: nossas crianças
    

    NOSSO COMPROMISSO
    Atingir o pleno desenvolvimento do educando, preparando-o para o exercício da cidadania.

    
    Compromisso com a alegria de estudar
    

    PRINCÍPIOS NORTEADORES
    Buscamos nortear nossas práticas em momentos de estudo e aperfeiçoamento, visando desta forma que nossas crianças avancem e alcancem o crescimento pleno de seus ideais. O trabalho pedagógico procura promover a articulação entre a ação do aprendiz, a especificidade de cada conteúdo a ser aprendido e a intervenção didática necessária para este fim.

    
    Aprender brincando
    

    PRÁTICAS PERMANENTES
    • Dentre as atividades desenvolvidas na nossa escola, acreditamos ser a mais importante as práticas de leitura.
    • Trabalho com leitura de diversos formatos: biblioteca ambulante, leitura diária de um gênero textual feita pelo professor da sala, leituras de séries superiores aos alunos menores e muitas outras práticas direcionadas a formação para o hábito da leitura nos nossos alunos.
    
    Trabalho coletivo
    
    • Desenvolvimento de atividades extraclasse, de natureza artística e lúdica, nos horários de intervalo e oposto às aulas convencionais.
     
    Professor é aquele que aprende

    AVANÇOS: O QUE NOS DÁ ORGULHO DE TERMOS ALCANÇADO

    
    Jogos
    
    • A prática de jogos recreativos que oportunizam aos alunos um relacionamento mais eficaz com o cumprimento de regras;
    
    Jogos educativos

    • A melhora da participação dos pais na vida escolar dos alunos, trabalhando os conflitos junto à comunidade escolar, desenvolvendo o respeito, a cooperação, e os valores importantes aos bons cidadãos.

    
    Nossa equipe gestora
    

    DESAFIOS: O QUE AINDA QUEREMOS ALCANÇAR
    Proporcionar um espaço físico mais estruturado e acolhedor aos alunos, funcionários e toda a comunidade escolar.
    

    terça-feira, 19 de abril de 2011

    E.M. SEBASTIANA LUIZA DE OLIVEIRA PRADO

    QUEM SOMOS NÓS

    A escola se localiza a 30 Km ao Sul do Município. Sua população é composta em sua maioria por migrantes vindos do Nordeste, Minas Gerais e moradores antigos do local. A maioria são trabalhadores autônomos que vivem da construção civil e turismo local. No bairro, não há atividades comunitárias sociais nem lazer.
    Assembleia

    NOSSO COMPROMISSO
    • Formar alunos leitores que busquem seu próprio conhecimento;
    • Melhorar a qualidade de vida da comunidade em nosso entorno;
    • Fazer com que as atividades de ensino e aprendizagem sejam significativas e motivantes para alunos e professores.

    Plenária
    PRINCÍPIOS NORTEADORES
    Fundamentamos nosso trabalho em:
    1.               Freinet com os temas geradores;
    2.               Fernando Hernandes baseado no centro de interesse e projeto de trabalho;
    3.               José Pacheco com projeto educativo baseado na autonomia e integração da comunidade escolar;
    4.               Paulo Freire com a educação libertária.
    Apresentação de resultados

    PRÁTICAS PERMANENTES
    • Alunos do 2º ciclo agrupados por tema de interesse desenvolvendo projeto de conhecimento e pesquisa. 
    • O 1º ciclo desenvolvendo projeto de alfabetização agrupado por fase da escrita. 
    • Todos em contraturno desenvolvem atividades de leitura, jogos matemáticos, informática e recreação, de 8h às 16h.
    Literatura e alfabetização

    Plenária para fonte de comprovação de resultados


    AVANÇOS: O QUE NOS DÁ ORGULHO DE TER ALCANÇADO:
    Escola de TEMPO INTEGRAL em caráter educativo desenvolvendo atividades diversificadas de aprendizagem em parceria com as monitorias.
    Prática de estudo diária dos professores e monitores.
    Pesquisa
    Esporte e arte


    Recreação e lazer

    Pesquisa em sala-de-aula

    Inclusão digital


    DESAFIOS QUE AINDA QUEREMOS ALCANÇAR:
    Mapear o bairro a fim de detectar lugares de aprendizagem adequados para o aprofundamento das pesquisas feitas em sala de aula. Melhorar as práticas pedagógicas com melhorias de estrutura física – sala de aula, laboratório, sala de recurso, ferramentas tecnológicas e alimentação adequada à escola integral.