“As aprendizagens escolares são uma condição
fundamental da cidadania. Ninguém é cidadão, de corpo inteiro,
se não conhecer a língua e a história, a matemática e as
ciências, a filosofia e as artes.” António Nóvoa
Hora de colocarmos em prática... |
Quem somos?
A Escola Municipal Governador Mário Covas Júnior, situada à Rua da Cascata, nº 781 no bairro do Ipiranguinha, conta com a participação da equipe gestora: Marisa da Silva Toledo (diretora), Renata Cristina de Paula (vice-diretora) e Sandra Regina de Matos Guimarães (coordenadora).
A escola atende alunos do Ensino Fundamental, ciclo I e II, com um total de 597 alunos e também o Projeto Travessia que atende 20 alunos.
Estudo e reflexão em grupo |
Nosso compromisso:
Buscamos meios para que os alunos possam sanar suas dificuldades de aprendizagem, proporcionando a formação de indivíduos úteis à sociedade. Tendo como meta, a construção do conhecimento, favorecendo sua atuação no meio em que está inserido, quer seja no convívio familiar ou social.
Carnaval: festa da reciclagem |
Princípios norteadores:
Levando em conta que a educação é ao mesmo tempo um processo individual e um processo social que acontece por meio das inter-relações, esta Unidade Escolar busca referências em algumas tendências existentes no sistema pedagógico, tais como: Jean Piaget, Vygotsky, visando fundamentalmente o atendimento do indivíduo enquanto um ser total, seja criança, jovem ou adulto, com direito a um processo contínuo de aprendizagem e não fragmentado.
Concurso de Fantasias de Material Reciclado |
Práticas permanentes:
Como práticas permanentes vale destacar os projetos referentes ao meio ambiente focando a reciclagem e os cuidados necessários como a preservação do mesmo; como também a realização de trabalhos de conscientização sobre a Dengue, problema enfrentado no município. Os alunos encaminhados ao HRP participam ainda de um projeto em parceria com os monitores da APM visando a elevação da autoestima dos mesmos.
Exercícios de relaxamento |
Avanço
Conscientização por parte dos professores em relação à prática pedagógica abrangendo possibilidades de um trabalho voltado à reflexão, possibilitando a discussão sobre as dificuldades enfrentadas em sala de aula. Surgindo então, a necessidade de elaboração de propostas para tentar resolvê-las.
Exposição sobre dengue: conscientização da comunidade |
Desafio
Uma escola que faça a diferença na vida de nossos alunos, com os mesmos propósitos e objetivos, almejando a formação do ser como um todo, para que sejam capazes de desenvolver suas habilidades e avancem em seus conhecimentos, obtendo um rendimento positivo no IDEB, SARESP e Prova Brasil.
Sugestão: atualizar os dados da equipe de gestão e coordenação da escola.
ResponderExcluir