QUEM SOMOS
Pretendemos definir claramente e de forma participativa e coletiva o tipo de ação educativa que queremos realizar e propor ações concretas que devem ser intencionais, conscientes e de fato corresponder as necessidades da realidade complexa que vivemos.
O Projeto Político Pedagógico quando elaborado baseado numa verdadeira ética é instrumento de transformação, expressa o compromisso do grupo com uma caminhada e nos leva a consolidação da autonomia da escola. Tudo dependerá da maneira como a nossa comunidade escolar se posicionará; o projeto então pode ser um instrumento de conquistas e, inclusive de denúncias, no caso de omissão do sistema de educação onde está incluída a escola.
A EMEB Sesmaria foi criada em 1998 e iniciou suas atividades em uma casa alugada localizada na entrada do bairro. Em 2001 foi inaugurado o seu próprio prédio, situado na Estrada Municipal de UBT, Km 253 nº. 240- Bairro Sesmaria.
A escola possui treze salas de aula:
- quatro de Ed. Infantil ( Etapa I – duas salas, Etapa II – duas salas ),
- duas salas de 1º ano
- uma de 2º ano
- uma de 3º ano
- duas de 4º ano
- duas de 5º ano
- uma de EJA ( multiseriada )
A escola possui ao todo 287 alunos, 1 diretora, 1 coordenadora, 15 professores, 7 funcionários da APM, 5 funcionários da Seleta, 3 funcionários da cozinha ( Empresa Lavoro).
NOSSO COMPROMISSO
Nosso compromisso é com o desenvolvimento de valores básicos de convivência democrática tais como a solidariedade, a fraternidade, a igualdade e responsabilidade.Compromisso em promover o bem estar e condições adequadas de desenvolvimento físico, emocional, intelectual, espiritual e social em condições de liberdade e dignidade.
Situação atual - Como compreendemos o mundo atual Pensar no mundo atual implica pensar nos aspectos positivos e negativos como parte da nossa existência. Esses sinais permeiam o nosso dia a dia mostrando-nos a diversidade, as possibilidades, os contrastes e as dificuldades, fazendo emergir os grandes problemas e a percepção da fragilidade dos valores morais e éticos. Importância da família
Professores e pais reuniram-se para fazer um levantamento dos aspectos positivos e negativos da escola. Os pontos positivos foram apontados como práticas que deverão permanecer e os pontos negativos deverão ser reavaliados e as práticas substituídas por outras. Segurança na escola
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
ASPECTOS FILOSÓFICOS
Nas discussões, percebemos sentimentos de impotência e dificuldade para enfrentar e encontrar soluções adequadas para as necessidades e conflitos da vida pessoal, interpessoal e profissional. As nossas intenções e atitudes nunca estão isoladas e consequentemente causam um efeito em cadeia, pois toda ação implica uma re-ação, mostrando-nos a necessidade de uma tomada de consciência e uma imensa responsabilidade.
Existe o conflito que surge da diferença nos princípios e valores morais e éticos entre instituição escolar e comunidade e essa diferença está em grande parte no modo como uma e outra interpretam e concretizam suas ações; existe aí uma enorme distância na comunicação que nos leva a uma acusação mútua.
Nosso grupo fez uma reflexão a respeito dos aspectos positivos e negativos, para ajudar na seleção dos objetivos e das ações que pretendemos concretizar em condições de liberdade e dignidade para: diminuir a distância entre escola e comunidade, favorecer e promover o bem estar e condições adequadas de desenvolvimento físico, intelectual, emocional, cultural, e social dos nossos alunos.
Colocaremos em tópicos os temas discutidos por nós durante as reflexões do PPP e de que maneira refletem no nosso dia a dia.
Aspectos positivos
Entusiasmo pela vida
Esperança
Amor à profissão
Consciência profissional
Solidariedade
Alteração do nível cultural do povo brasileiro
Ampliação e abrangência das iniciativas que envolvam uma comunidade
Diminuir o consumo
A importância da Tecnologia
A importância e a necessidade do Planejamento
Ciência
Conhecimento
Educação
Respeito ao ser humano e meio ambiente
Complexidade nas relações interpessoais, econômicas e culturais
Inserção da mulher no mercado de trabalho
Conquistas no campo político relacionados a direito civis e trabalhistas
Qualidade de vida
Aspectos negativos
Complexidade nas relações interpessoais, econômicas e culturais
Individualismo, falta de pensamento coletivo e solidariedade
Violência
Acomodação, falta de empenho pessoal
Falta de iniciativa
Cultura da vítima
Mudanças ambientais rápidas causadas pela ação humana
Lentidão no processo de conscientização e mudança de atitude
Consumismo
Intolerância, preconceito
Materialismo, grandes produções
Falta de afetividade e respeito
Inserção da mulher no mercado de trabalho X Maternidade
Drogas
Poucos avanços significativos nas áreas da Saúde e Educação
Fome e guerras
Banalização da vida
Desemprego
Desvalorização profissional
Desigualdade social
Qualidade de vida
Participação da comunidade
Colocaremos em tópicos os aspectos levantados pelos pais:
Aspectos positivos
Qualidade no ensino
Professores
Monitores
Direção
Organização
Comunicação com os pais
Construção das salas
Aulas de reforço
Comportamento dos alunos
Espaço físico
Localização
Horta e parque
Vinculo dos professores com a comunidade escolar
Aspectos Negativos
Obra na época das aulas
Cozinha muito pequena
Estrutura do prédio – piso, telhado, barro, falta de cobertura na entrada
Demissão dos monitores
Falta de quadra de esportes e sala de informática
Bancos externos
Lixo em eventos
Limpeza da escola
Higiene na cozinha
A comida
Segurança na escola
Não atender do sexto ao nono ano
Portão sem cadeado
Atrasos no horário da saída
Ausência de projetos
Poucas pessoas para atender os horários de entrada e saída
Ausência da participação dos monitores nas reuniões de elaboração do PPP
Falta do uniforme
Falta de cuidado com o patrimônio escolar
Precariedade do parque
Queremos colaborar na formação de:
-Pessoas alfabetizadas, letradas e se possível com o hábito de leitura adquirido.
-Conscientes do mundo em que vivem, responsáveis pelos seus atos e com capacidade para resolver problemas básicos e complexos de sua realidade.
-Que sejam capazes de desenvolver habilidades e competências para a vida pessoal e profissional.
-Homens e mulheres com iniciativa e empenho pessoal.
Qual o papel da escola?
- Alfabetizar, letrar e desenvolver o conhecimento lógico-matemático para a resolução de problemas.
- Incentivar e estimular o desenvolvimento das habilidades e competências físicas, intelectuais, emocionais e sociais.
- Colaborar na formação de valores éticos e morais para o bom desenvolvimento nas relações pessoais e interpessoais.
- Colaborar no desenvolvimento do papel de estudante, na aquisição do hábito de estudo e leitura na escola, no período de aula, para que tenham capacidade de transferir esses hábitos para a vida fora da escola.
- Favorecer o acesso ao conhecimento em todas as áreas.
- Promover o diálogo como a melhor forma de resolver situações conflituosas.
- Incentivar a reflexão como a melhor forma para conquistar a autonomia moral e intelectual.
PRÁTICAS PERMANENTES
Projeto Leitura |
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