terça-feira, 6 de março de 2012

E. M. SENHOR JOÃO ALEXANDRE

QUEM SOMOS


     Pretendemos definir claramente e de forma participativa e coletiva o tipo de ação educativa que queremos realizar e propor ações concretas que devem ser intencionais, conscientes e de fato corresponder as necessidades da realidade complexa que vivemos.
     O Projeto Político Pedagógico quando elaborado baseado numa verdadeira ética é instrumento de transformação, expressa o compromisso do grupo com uma caminhada e nos leva a consolidação da autonomia da escola. Tudo dependerá da maneira como a nossa comunidade escolar se posicionará; o projeto então pode ser um instrumento de conquistas e, inclusive de denúncias, no caso de omissão do sistema de educação onde está incluída a escola.


A EMEB Sesmaria foi criada em 1998 e iniciou suas atividades em uma casa alugada localizada na entrada do bairro. Em 2001 foi inaugurado o seu próprio prédio, situado na Estrada Municipal de UBT, Km 253 nº. 240- Bairro Sesmaria.
            A escola possui treze salas de aula:
           - quatro de Ed. Infantil  ( Etapa I – duas salas,  Etapa II – duas salas ),
           - duas salas de 1º ano
           - uma de 2º ano
           - uma de 3º ano
           - duas de 4º ano
           - duas de 5º ano
           - uma de EJA ( multiseriada )
           A escola possui ao todo 287 alunos, 1 diretora, 1 coordenadora, 15 professores, 7 funcionários da APM, 5 funcionários da Seleta, 3 funcionários da cozinha ( Empresa Lavoro).



           NOSSO COMPROMISSO
Nosso compromisso é com o desenvolvimento de valores básicos de convivência democrática tais como a solidariedade, a fraternidade, a igualdade e responsabilidade.Compromisso em promover o bem estar e condições adequadas de desenvolvimento físico, emocional, intelectual, espiritual e social em condições de liberdade e dignidade.





                                                                FUNDAMENTOS TEÓRICOS


      ASPECTOS FILOSÓFICOS
     Situação atual -  Como compreendemos o mundo atual
    Pensar no mundo atual implica pensar nos aspectos positivos e negativos como parte da nossa existência. Esses sinais permeiam o nosso dia a dia mostrando-nos a diversidade, as possibilidades, os contrastes e as dificuldades, fazendo emergir os grandes problemas e a percepção da fragilidade dos valores morais e éticos.
  Nas discussões, percebemos sentimentos de impotência e dificuldade para enfrentar e encontrar soluções adequadas para as necessidades e conflitos da vida pessoal, interpessoal e profissional. As nossas intenções e atitudes nunca estão isoladas e consequentemente causam um efeito em cadeia, pois toda ação implica uma re-ação, mostrando-nos a necessidade de uma tomada de consciência e uma imensa responsabilidade.
  Existe o conflito que surge da diferença nos princípios e valores morais e éticos entre instituição escolar e comunidade e essa diferença está em grande parte no modo como uma e outra interpretam e concretizam suas ações; existe aí uma enorme distância na comunicação que nos leva a uma acusação mútua.
   Nosso grupo fez uma reflexão a respeito dos aspectos positivos e negativos, para ajudar na seleção dos objetivos e das ações que pretendemos concretizar em condições de liberdade e dignidade para: diminuir a distância entre escola e comunidade, favorecer e promover o bem estar e condições adequadas de desenvolvimento físico, intelectual, emocional, cultural, e social dos nossos alunos.
  Colocaremos em tópicos os temas discutidos por nós durante as reflexões do PPP e de que maneira refletem no nosso dia a dia.
    
  Aspectos positivos
  Importância da família
  Entusiasmo pela vida
  Esperança
  Amor à profissão
  Consciência profissional
  Solidariedade
  Alteração do nível cultural do povo brasileiro
  Ampliação e abrangência das iniciativas que envolvam uma comunidade
  Diminuir o consumo
  A importância da Tecnologia
  A importância e a necessidade do Planejamento
  Ciência   
  Conhecimento
  Educação
  Respeito ao ser humano e meio ambiente
  Complexidade nas relações interpessoais, econômicas e culturais
  Inserção da mulher no mercado de trabalho
  Conquistas no campo político relacionados a direito civis e trabalhistas
  Qualidade de vida

     Aspectos negativos
     Complexidade nas relações interpessoais, econômicas e culturais
     Individualismo, falta de pensamento coletivo e solidariedade
     Violência
     Acomodação, falta de empenho pessoal
     Falta de iniciativa
     Cultura da vítima
     Mudanças ambientais rápidas causadas pela ação humana
     Lentidão no processo de conscientização e mudança de atitude
     Consumismo
     Intolerância, preconceito
     Materialismo, grandes produções
     Falta de afetividade e respeito
     Inserção da mulher no mercado de trabalho X Maternidade
     Drogas
     Poucos avanços significativos nas áreas da Saúde e Educação
     Fome e guerras
     Banalização da vida
     Desemprego
     Desvalorização profissional
     Desigualdade social
     Qualidade de vida

            Participação da comunidade
     Professores e pais reuniram-se para fazer um levantamento dos aspectos positivos e negativos da escola. Os pontos positivos foram apontados como práticas que deverão permanecer e os pontos negativos deverão ser reavaliados e as práticas substituídas por outras.
        Colocaremos em tópicos os aspectos levantados pelos pais:
         Aspectos positivos
    Segurança na escola
     Qualidade no ensino
     Professores
     Monitores
     Direção
     Organização
     Comunicação com os pais
     Construção das salas
     Aulas de reforço
     Comportamento dos alunos
     Espaço físico
     Localização
     Horta e parque
     Vinculo dos professores com a comunidade escolar
    

     Aspectos Negativos
     Obra na época das aulas
     Cozinha muito pequena
     Estrutura do prédio – piso, telhado, barro, falta de cobertura na entrada
     Demissão dos monitores
     Falta de quadra de esportes e sala de informática
     Bancos externos
     Lixo em eventos
     Limpeza da escola
     Higiene na cozinha
     A comida
     Segurança na escola
     Não atender do sexto ao nono ano
     Portão sem cadeado
     Atrasos no horário da saída
     Ausência de projetos
     Poucas pessoas para atender os horários de entrada e saída
     Ausência da participação dos monitores nas reuniões de elaboração do PPP
     Falta do uniforme
     Falta de cuidado com o patrimônio escolar
     Precariedade do parque
    
                       
    Queremos colaborar na formação de:

     -Pessoas alfabetizadas, letradas e se possível com o hábito de leitura adquirido.
     -Conscientes do mundo em que vivem, responsáveis pelos seus atos e com capacidade para resolver problemas básicos e complexos de sua realidade.
     -Que sejam capazes de desenvolver habilidades e competências para a vida pessoal e profissional.
    -Homens e mulheres com iniciativa e empenho pessoal.
    

    Qual o papel da escola?

  • Alfabetizar, letrar e desenvolver o conhecimento lógico-matemático para a resolução de problemas.
  • Incentivar e estimular o desenvolvimento das habilidades e competências físicas, intelectuais, emocionais e sociais.
  • Colaborar na formação de valores éticos e morais para o bom desenvolvimento nas relações pessoais e interpessoais.
  • Colaborar no desenvolvimento do papel de estudante, na aquisição do hábito de estudo e leitura na escola, no período de aula, para que tenham capacidade de transferir esses hábitos para a vida fora da escola.
  • Favorecer o acesso ao conhecimento em todas as áreas.
  • Promover o diálogo como a melhor forma de resolver situações conflituosas.
  • Incentivar a reflexão como a melhor forma para conquistar a autonomia moral e intelectual. 


PRÁTICAS PERMANENTES

Projeto Leitura


Projeto Horta


Projeto Alimentação


Projeto Dengue










Projeto Meio-Ambiente


    DO QUE NOS ORGULHAMOS
    • Diminuição do índice de violência na escola, por meio de trabalho desenvolvido com valores morais e éticos, regras e combinados;
    • Recreio dirigido e relaxamento antes da entrada em sala, após o intervalo; e 
    • Divisão do horário de refeição e recreio em duas turmas para diminuir o número de crianças, facilitando a alimentação e as brincadeiras no quintal.




    NOSSOS DESAFIOS
    • Melhorar o nível de alfabetização, leitura e interpretação, produção de textos desde a educação infantil.
    • Melhorar o nível do conhecimento matemático desde a educação infantil (raciocínio lógico e resolução de problemas).
    • Garantir que as áreas de Geografia, História e Ciências sejam trabalhadas.
    • Garantir que todas as áreas sejam trabalhadas de forma interdisciplinar.
    • Elaborar o Projeto Político Pedagógico de forma participativa, envolvendo os pais, alunos e demais funcionários da escola.
    • Maior interação e integração família-escola-comunidade.
    • Melhoria e ampliação do espaço físico, proporcionando maior mobilidade e qualidade das atividades físicas, lúdicas e intelectuais.



    

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