sexta-feira, 8 de abril de 2011

EMEI Judith Cabral dos Santos



QUEM SOMOS NÓS
Formação de professoras
A EMEI e a creche Judith Cabral dos Santos estão localizadas no bairro Perequê-Mirim e atendem, juntas, 152 crianças de 0 a 6 anos. Contam com 15 funcionários, um quadro docente de 24 professores, dentre eles 14 com ensino superior e 10 em formação. A clientela é de níveis sócio-econômico e cultural variados, os pais são em sua maioria nascidos em outras localidades, mas a maior parte das crianças é caiçara.
Refeitório
Biblioteca



NOSSO COMPROMISSO
Sala de vídeo
Garantir o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, respeitando suas características e individualidades. Buscar a formação integral do aluno e o conhecimento progressivo do seu papel como cidadão e como ser humano. Envolver os pais e a comunidade como parceiros da escola. Contribuir para a formação e o aprimoramento do trabalho dos professores. Integrar toda a equipe da unidade nos projetos da escola.
Pintura no quadro de azulejo

Criando e escrevendo

PRINCÍPIOS NORTEADORES (FUNDAMENTOS TEÓRICOS)
A escola fundamenta-se no sociointeracionismo e organiza as suas  ações em projetos de trabalho buscando compreender o desenvolvimento infantil sob os aspectos motor, cognitivo, afetivo e social, percebendo a criança como um ser integral e um cidadão que é agente ativo em seu processo de aprendizagem. Através dos projetos, colocamos as crianças diante de situações complexas e trabalhamos para que desenvolvam habilidades e tenham conteúdos que serão necessários para que ela consiga resolver as diferentes situações com que se depara.
Horta


PRÁTICAS PERMANENTES (FUNDAMENTOS PRÁTICOS)
- Projeto "Criança brincando em todo canto": proporciona o desenvolvimento da autonomia, exploração de todos os espaços da escola e de diferentes materiais, em cada "canto" é focada uma área do conhecimento.
- Projeto "Self-service": as crianças servem-se sozinhas, desenvolvendo a autonomia e favorecendo a formação de hábitos alimentares saudáveis.
- Projeto "Do sertão ao mar": visa à responsabilidade social e à educação ambiental, envolvendo toda a escola e a comunidade.
Canto da casinha

AVANÇOS: O QUE NOS DÁ ORGULHO DE TER ALCANÇADO
- Os projetos permanentes da unidade, pois nos dão identidade e segurança em relação aos trabalhos realizados na escola diante dos professores, funcionários, alunos, pais e comunidade.
- HTPC's e reuniões pedagógicas voltados à formação do professor e ao envolvimento da maior parte dos mesmos; a participação dos professores na elaboração do planejamento anual; projetos e planos de aula implementados de uma forma mais efetiva.
- Os espaços físicos, materiais pedagógicos e equipamentos que nos possibilitam criar ambientes favoráveis à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil.
Sala do pula-pula

DESAFIOS: O QUE AINDA QUEREMOS ALCANÇAR (PLANO DE AÇÃO)
- Projeto de leitura: uma parte realizada por professores e outra integrada à escola, com a utilização da sala de leitura criada recentemente.
- Construção da creche com estrutura física adequada a crianças de 4 meses a 4 anos.
- Projeto ambiental para 2011, voltado a resolver questões referentes ao lixo dentro da unidade escolar e comunidade



Um comentário:

  1. Parabéns pela escola e pelo desenvolvimento social,intelectual e cultural dos alunos...Tenho um filho na escola da Lagoinha,Ubatuba e é pequena mas a direção e os professores são bem empenhados...Tenho tbém um blog que divulgo as belezas naturais da nossa querida cidade:
    http://www.ubapraias.blogspot.com/
    Dá uma olhadinha lá...
    Um abraço a todos...

    ResponderExcluir