QUEM SOMOS NÓS
QUEM SOMOS NÓS
A escola está situada no Bairro “Bela Vista”região oeste do Município. Atualmente está funcionando em outro prédio no Bairro “Jardim Carolina” devido à reforma da Sede. Atende 160 crianças de 3 a 5 anos. Temos 2 salas de maternal (creche) que funcionam em período parcial, 3 salas de 1ª etapa e 3 salas de 2ª etapa. Contamos com 11 professores, 5 PEB-I, 1 PAEB-I, 2 PDI efetivos, 2 PDI eventuais e 1 PAEB-II.
NOSSO COMPROMISSO
Buscamos a formação de crianças participativas, colaborativas, criativas, solidárias, afetivas e capazes de agir com autonomia nas diversas situações do cotidiano. Crianças que respeitem umas às outras e o meio em que convivem.
PRINCÍPIOS NORTEADORES
Os teóricos que baseiam a nossa prática ainda não estão definidos, mas temos alguns princípios que norteiam o nosso trabalho.
O ambiente escolar deve ser acolhedor, seguro e estimulante, a fim de permitir que a criança manifeste seu potencial físico, afetivo e intelectual. Um ambiente facilitador da aprendizagem, da autonomia e da socialização, permitindo a sua integração e interação com o meio e com o outro.
PRÁTICAS PERMANENTES
O desenvolvimento da aprendizagem ocorre na relação com o meio e com o outro, nas brincadeiras, nos jogos estruturados, no movimento, na arte, nas atividades lúdicas, roda, leitura compartilhada, brincadeiras dirigidas, no registro da evolução, no vídeo e no parque, favorecendo o aprendizado de forma agradável e dinâmica.
O desenvolvimento da aprendizagem ocorre na relação com o meio e com o outro, nas brincadeiras, nos jogos estruturados, no movimento, na arte, nas atividades lúdicas, roda, leitura compartilhada, brincadeiras dirigidas, no registro da evolução, no vídeo e no parque, favorecendo o aprendizado de forma agradável e dinâmica.
As atividades são planejadas semanalmente visando à organização do trabalho pedagógico.
AVANÇOS: O QUE NOS DÁ ORGULHO DE TERMOS ALCANÇADO
AVANÇOS: O QUE NOS DÁ ORGULHO DE TERMOS ALCANÇADO
Há uma maior interação entre os profissionais. O planejamento semanal ocorre de forma interativa, com trocas e reflexões. As reuniões estão mais produtivas com a participação de toda equipe.
No horário do lanche as crianças estão mais ativas e autônomas. Se servem sozinhas. Com isso evitamos o desperdício.
Os alunos participam mais de aulas externas explorando e experimentando outros ambientes. Maior aceitação no uso do material coletivo devido a integração e interação dos alunos das diferentes etapas.
DESAFIOS: O QUE AINDA QUEREMOS ALCANÇAR
Temos como meta para 2011 priorizar um tempo do HTPC para estudo, definir os teóricos que fundamentam nossa prática e fazer com que os pais participem mais da vida escolar dos filhos. Pretendemos também melhorar a organização dos ambientes, dos brinquedos e jogos, bem como criar os cantinhos de interesses e evitar o desperdício de materiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário