CARACTERIZAÇÃO
Esta instituição atende 359 alunos na Educação Infantil. Nossa clientela, em sua maioria, é moradora do bairro e adjacências, de condição sócio-econômica média-baixa. Nossa proposta de trabalho pedagógico está referenciada na Política Municipal de Educação Infantil, e no Referencial Curricular Nacional, que apontam e contribuem para o desenvolvimento integral da criança, “crescer como cidadã”, ampliando seus conhecimentos sobre a realidade social e cultural.
COMPROMISSO
Desenvolver um trabalho de qualidade na Educação passa pela importante tarefa de compreender a infância, a criança e o papel social que ela desenvolve na sociedade contemporânea. Com isso, cria-se um ambiente facilitador, lúdico e de possíveis transformações para a construção do saber.
PRINCÍPIOS NORTEADORES
· Trabalhar em equipe compartilhando responsabilidades e decisões;
· Promover o desenvolvimento da criança respeitando o seu nível de maturação;
· Estimular uma mente ativa, capaz de questionar e argumentar em várias situações na resolução de problemas, adquirindo habilidades e conhecimentos relevantes para exercer a cidadania;
· Cuidar e educar priorizando a brincadeira e a convivência com outras crianças;
· Trabalhar com regras e valores, visando desenvolver a autonomia, a confiança e a responsabilidade.
PRÁTICAS PERMANENTES
• Planejamentos coletivos e semanais envolvendo todos os professores;
• Práticas por projetos contando com parcerias externas;
• Agenda mensal compartilhada com a comunidade;
• Cantinhos internos e externos;
• Sala de leitura envolvendo alunos, pais e professores.
AVANÇOS: O QUE NOS DÁ ORGULHO DE TERMOS CONQUISTADO
• Cantinhos na área externa;
• Professor de apoio na inclusão;
• Aulas de área;
• Sala de leitura;
• Autonomia;
• Parceria com os pais e comunidade;
• Palestras;
• Trabalho da coordenação pedagógica.
DESAFIOS
· Estruturação de um projeto de estimulação psicomotora para alunos de 2 a 3 anos;
• Manutenção efetiva dos parques da escola;
• Cumprimento, pelos pais, das regras e horários da escola;
• Acessibilidade ao aluno de inclusão;
• Espaço coberto para atividades externas;
• Murar o parque;
• Arrumar o escoamento de água no refeitório.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
MATEMÁTICA
NATUREZA E SOCIEDADE
MOVIMENTO
MÚSICA
ARTES PLÁSTICAS
Parabéns à EMEI Maria Alice, uma escola nota 10 e com ótimos profissionais, gostaria que meu filho estudasse ai ainda!!
ResponderExcluir