Somos um grupo estável que, em sua maioria, desenvolve um trabalho nesta Unidade desde A sua fundação. A clientela é composta por crianças de sete a catorze anos, somando aproximadamente duzentos e cinqUenta alunos. Estamos localizados próximo ao conjunto habitacional da CDHU.
NOSSO COMPROMISSO
Nosso compromisso é construir uma nova realidade escolar com um ensino de qualidade e contribuir de forma relevante para a formação do aluno como um indivíduo livre, ativo e social. Uma educação voltada para o diÁlogo que leva o aluno a perceber a importância do respeito às diferenças individuais e a valorização ao meio em que vivemos.
PRINCÍPIOS NORTEADORES (fundamentos teóricos)
Nossa escola se norteia a partir dos pensamentos de dois grandes estudiosos; são eles:
Piaget – caracteriza esse processo contínuo por fases, etapas ou períodos: O sensório-motor, O pré-operatório, O operatório-concretO e O operatório-formal.
FreInet - Fazemos uso de muitos conceitos difundidos por ele, tais como O estudos do meio, OS cantinhos pedagógicos e OS de trocas de experiências. na teoria de FreInet, o trabalho e a cooperação vêm em primeiro plano.
PRÁTICAS PERMANENTES (fundamentos práticos)
· Reorganização do espaço;
· Projetos diferenciados para aulas de HRP;
· Trabalho conjunto e continuo com monitorias de dança, teatro e artes;
· Jornal Estudantil feito pelos professores e alunos com informações mensais, datas comemorativas, aniversariantes, curiosidades, receitas, etc.
- projetos QUE contemplam os temas transversais: Meio-ambiente, pluralidade cultural, respeito ao próximo, ética, etc.
AVANÇOS: O QUE NOS DÁ ORGULHO DE TER ALCANÇADO
A partir da necessidade de reestruturação da escola, viu-se a possibilidade de criar novos espaços pedagógicos, onde as crianças pUDESSEm desfrutar de momentos de lazer, criatividade e lUdiCIDADE. ISSO DIMINUIU o índice de agressividade, a correria no pátio, contribuindo, ASSIM, para a autonomia E O companheirismo, resgatando os valores e O respeito ao próximo.
DESAFIOS: O QUE AINDA QUEREMOS ALCANÇAR (plano de ação)
· Garantir ao educando a continuidade no processo ensino-aprendizagem com adequação dos conteúdos aos estágios de desenvolvimento, respeitando ritmo e experiências de vida;
· Participação DA COMUNIDADE (Integração Escola-Comunidade);
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