PRINCÍPIOS NORTEADORES Paulo Freire, que norteia no sentido de despertar a curiosidade, a gosto pela investigação, a autonomia e a criticidade do aluno. Também a mediação e a problematização são ferramentas na busca da transformação do aluno, da comunidade e da própria escola. Outro teórico que nos embasa é Freinet, cuja pedagogia é centralizada na criança com autonomia, senso de responsabilidade, criatividade e livre expressão. Professor como mediador, orientando os roteiros
Informando a comunidade sobre dengue
PRÁTICAS PERMANENTES · Busca de novas possibilidades educacionais, de modo a desenvolver cada vez mais a autonomia do aluno com relação a seu aprendizado. · Foco na leitura e interpretação, raciocínio, visão crítica, pesquisa e trabalho em equipe. · Aulas com roteiros compartilhados por alunos de diversos níveis (séries/anos); salas-ambiente. · Aulas-passeio, cantinhos pedagógicos e murais de classe · Recreio planejado; autosservimento da merenda; ausência de sinal para delimitar horários. Recreio planejado
Oficina: leitura autônoma
AVANÇOS: O QUE NOS DÁ ORGULHO DE TER ALCANÇADO · Práticas inovadoras, como: autonomia para aprender; participação em diferentes agrupamentos; aulas baseadas em roteiros de pesquisa; plenárias; assembleias; horário integral; oficinas; acampamentos. · Conselhos de Ciclo centrados nos educandos e suas dificuldades, contando com a presença de pais e alunos. Oficina: informática
DESAFIOS: O QUE AINDA QUEREMOS ALCANÇAR
· Elaboração de combinados que regerão a Escola, em assembleias organizadas pelos próprios alunos. · Criação de situações que, cada vez mais, levem a resoluções de conflitos, ao exercício da autonomia, do respeito, da responsabilidade e da solidariedade. · Construção da autonomia por todos da comunidade escolar, com reflexos na comunidade local. Acampamento na escola
O QUE É A ESCOLA
SE NÃO PAREDES?
A VERDADEIRA ESCOLA ESTÁ
NAQUILO QUE CARREGAMOS
CONOSCO
A DISSERTAÇÃO É A REFLEXÃO
DAS COISAS
A MATEMÁTICA É O TEMPO
DE VIDA QUE TEMOS
SOMADO AS EXPERIÊNCIAS QUE VIVENCIAMOS
CIENCIAS É NOSSO CORPO LIGADO A OUTROS CORPOS
COM SENSAÇÕES QUE NOS FAZEM TREMER
HISTÓRIA É NOSSA VIDA QUE ESCORREGA PELO VÃO
DE NOSSOS DEDOS E PASSA TÃO RÁPIDO
QUE NÃO DÁ TEMPO DE CONTÁ-LAS
GEOGRAFIA É O CAMINHO QUE PERCORREMOS
PRA ALCANÇAR NOSSOS OBJETIVOS,
PRA CHEGAR AO DESTINO QUE TRAÇAMOS
A ESCOLA SOMOS NÓS
AS PAREDES APENAS NOS GUARDAM
E GUARDAM NOSSAS DORES E ANSEIOS
MAS A ALEGRIA DA ESCOLA
É DE DENTRO PRA FORA
TODO O TEMPO
O TEMPO TODO...
TECA
|
Me orgulho muito de fazer parte dessa família!
ResponderExcluirEssa escola faz parte da minha vida, é muito bom fazer parte dessa história.
prô: Andréa Palmeira
eu a chei otimo mas so falta as foto das festas te amo escola e.m.maria da gloria
ResponderExcluir