segunda-feira, 18 de abril de 2011

E. M. MADRE MARIA DA GLÓRIA


Aula na praça





Nossa equipe
QUEM SOMOS

A ESCOLA MADRE MARIA DA GLÓRIA tem 466 alunos, matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (1ª a 6ª séries), e conta com uma equipe que busca cada vez mais melhorar seu trabalho, sempre com vistas ao desenvolvimento integral desses alunos. Tem algumas marcas muito fortes, como: é uma escola que faz; seu aluno é da equipe e não de um professor especificamente; trabalha incessantemente de forma a propiciar autonomia ao educando; oferece muita alegria, movimento e arte.


NOSSO COMPROMISSO




O compromisso da equipe é priorizar o ser humano existente em cada aluno, ajudando-o a construir sua autonomia e fazendo disso uma atitude para a vida. Cada Professor busca respeitar a cultura e o interesse do aluno, e, como mediador na construção do conhecimento, estimula a potencialidade individual, oferecendo a maior diversidade possível de conhecimento, dentro do ritmo e possibilidade de cada um.


Oficina de música




PRINCÍPIOS NORTEADORES
Paulo Freire, que norteia no sentido de despertar a curiosidade, a gosto pela investigação, a autonomia e a criticidade do aluno. Também a mediação e a problematização são ferramentas na busca da transformação do aluno, da comunidade e da própria escola. Outro teórico que nos embasa é Freinet, cuja pedagogia é centralizada na criança com autonomia, senso de responsabilidade, criatividade e livre expressão.
Professor como mediador, orientando os roteiros

Informando a comunidade sobre dengue


PRÁTICAS PERMANENTES
·         Busca de novas possibilidades educacionais, de modo a desenvolver cada vez mais a autonomia do aluno com relação a seu aprendizado.
·         Foco na leitura e interpretação, raciocínio, visão crítica, pesquisa e trabalho em equipe.
·         Aulas com roteiros compartilhados por alunos de diversos níveis (séries/anos); salas-ambiente.
·         Aulas-passeio, cantinhos pedagógicos e murais de classe
·         Recreio planejado; autosservimento da merenda; ausência de sinal para delimitar horários.
Recreio planejado


Oficina: leitura autônoma


AVANÇOS: O QUE NOS DÁ ORGULHO DE TER ALCANÇADO
·         Práticas inovadoras, como: autonomia para aprender; participação em diferentes agrupamentos; aulas baseadas em roteiros de pesquisa; plenárias; assembleias; horário integral; oficinas; acampamentos.
·         Conselhos de Ciclo centrados nos educandos e suas dificuldades, contando com a presença de pais e alunos.
Oficina: informática


DESAFIOS: O QUE AINDA QUEREMOS ALCANÇAR

·         Elaboração de combinados que regerão a Escola, em assembleias organizadas pelos próprios alunos.
·         Criação de situações que, cada vez mais, levem a resoluções de conflitos, ao exercício da autonomia, do respeito, da responsabilidade e da solidariedade.
·        Construção da autonomia por todos da comunidade escolar, com reflexos na comunidade local.
Acampamento na escola



O QUE É A ESCOLA
SE NÃO PAREDES?
A VERDADEIRA ESCOLA  ESTÁ
NAQUILO QUE CARREGAMOS
CONOSCO
A DISSERTAÇÃO É A  REFLEXÃO
DAS  COISAS
A MATEMÁTICA É O TEMPO
DE VIDA QUE TEMOS
SOMADO AS EXPERIÊNCIAS QUE VIVENCIAMOS
CIENCIAS É NOSSO CORPO  LIGADO A OUTROS CORPOS
COM SENSAÇÕES QUE NOS FAZEM TREMER
HISTÓRIA É NOSSA VIDA QUE ESCORREGA PELO VÃO
DE NOSSOS DEDOS E PASSA TÃO RÁPIDO
QUE NÃO DÁ TEMPO DE CONTÁ-LAS
GEOGRAFIA É O CAMINHO QUE PERCORREMOS
PRA ALCANÇAR NOSSOS OBJETIVOS,
PRA CHEGAR AO DESTINO QUE TRAÇAMOS
A ESCOLA SOMOS NÓS
AS PAREDES APENAS NOS GUARDAM
E GUARDAM NOSSAS DORES E ANSEIOS
MAS A ALEGRIA DA ESCOLA
É DE DENTRO PRA FORA
TODO O TEMPO
O TEMPO TODO...



TECA






 




 

2 comentários:

  1. Me orgulho muito de fazer parte dessa família!
    Essa escola faz parte da minha vida, é muito bom fazer parte dessa história.
    prô: Andréa Palmeira

    ResponderExcluir
  2. eu a chei otimo mas so falta as foto das festas te amo escola e.m.maria da gloria

    ResponderExcluir