segunda-feira, 18 de abril de 2011

E. M. Maria da Cruz Barreto

Breve Descrição do Projeto Político Pedagógico
"Feira de Projetos" anual: a culminância dos projetos específicos das salas de 1º ao 5º ano

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A escola Maria da Cruz Barreto foi inaugurada em 2005, dispõe de um bom espaço físico e atende 312 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e EJA – do 1º ao 4º termo. Os alunos residem no Perequê-Mirim, Toninhas e Enseada, e, apesar da grande migração, temos muitos alunos de famílias caiçaras. Nota-se muita credibilidade e exigência tanto por parte dos pais como dos professores, sendo a escola muito bem vista por toda a comunidade e pela equipe escolar.

Fachada da escola


NOSSO COMPROMISSO
O nosso compromisso é com a educação entendida como um processo de humanização do ser humano. Acreditamos que podemos colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, humana, menos egoísta e menos violenta, que saiba utilizar seus conhecimentos de maneira a contribuir para o bem estar comum.  A escola  tem o papel de fortalecer a cultura da comunidade local. Trabalhando em parceria com a comunidade, temos a tarefa de formar pessoas com consciência de seus direitos e deveres.




              Turma da EJA em visita técnica na Cachoeira da Escada, na divisa de Ubatuba e Paraty


PRINCÍPIOS NORTEADORES (FUNDAMENTOS TEÓRICOS)
Fundamentada no sócio-interacionismo, nossa proposta pedagógica compreende que a criança é sujeito de sua aprendizagem; e que, na sua relação com o outro, é capaz de mudar o mundo e a si mesma. Sendo assim, a ação pedagógica é dinamizada constantemente pelas relações que se estabelecem na sala de aula, pelo fazer cotidiano do professor, que favorece a aquisição do conhecimento, sistematizando-o e não se preocupando apenas com  “transmitir” conhecimento, mas também com o compartilhamento de informações, associando-as ao conhecimento prévio dos alunos.

Turma do 1º ano e seu projeto sobre alimentação saudável








PRÁTICAS PERMANTENTES (FUNDAMENTOS PRÁTICOS)
  • Projeto "Do sertão ao mar" (projeto  ambiental interescolar: caminhada ecológica); 
  • Projetos de séries que culmina na Feira de Projetos (anual): 1º ano: Alimentação Saudável; 2º ano: Fundo do Mar, 3º ano: Mata Atlântica, 4º ano: Água, 5º ano: Lixo; 
  • Festa Caipira (junho)
  • Teatro na Escola (agosto)
  • Projeto de Música (musicalização para as séries inicias e flauta doce); 
  • Páscoa (festa do colar); 
  • Projeto de Informática; 
  • HRP; 
  • Formaturas (5º ano e EJA); 
  • Reunião com a equipe Escolar (autoavaliação). 


Alunos do 5º ano pesquisando no laboratório de informática

AVANÇOS: O QUE NOS DÁ ORGULHO DE TERMOS ALCANÇADO
O relacionamento com a comunidade tem melhorado a cada dia, e a abertura do portão para os pais  estreitou este relacionamento. Outro ponto que nos dá orgulho é a reunião de HTPC, que conta com o envolvimento de todos os professores e, longe de ser um martírio, se configura como um momento produtivo e significativo para todos.


Crianças em entrevista  com os moradores para saber o que é feito com o óleo usado


DESAFIOS: O QUE AINDA QUEREMOS ALCANÇAR (PLANO DE AÇÃO)
  • Projeto de Leitura e Escrita a ser implementado em todas as séries durante todo o ano, que objetiva contornar o principal problema levantado nas avaliações internas e externas: interpretação e produção de texto. 
  • Conselho de classe e série: temos como meta remodelar a dinâmica atual do conselho a fim de torná-lo um momento mais participativo e de efetiva autoavaliação, no qual possamos contar com a presença de alunos representantes de classe  e pais representantes da APM.








Um comentário:

  1. Isis Alvares de Pierri Castilho10 de fevereiro de 2014 às 16:36

    Quanta inovação !
    Parabéns pela apresentação do projeto!
    Escola de qualidade tem que ter um corpo docente igual ao nosso!
    Compromisso e envolvimento de verdade!

    ResponderExcluir