segunda-feira, 18 de abril de 2011

E.M. Maestro Pedro Alves de Souza

1.  QUEM SOMOS:

Ação contra a dengue (07/04/2011): atos de cidadania e parcerias

Somos um ponto branco e azul no meio do verde da Mata Atlântica: na beira da rodovia Oswaldo Cruz, uma comunidade escolar formada por equipe docente (12 professores), equipe de auxiliares (08), monitoria (05), equipe gestora (02) e alunos (236). Quando realizamos projetos, somos uma única equipe, incluindo os pais e as parcerias.


2.  NOSSO COMPROMISSO:


HTPC - momento de reflexão (2010)

Nosso compromisso é formar um cidadão Ético (não pensar só em si, mas também no outro), Crítico (para ser crítico necessita ser bem informado), Feliz (oportunizar o brincar), Solidário, Responsável e que tenha sonhos (ideais).



3.  PRINCÍPIOS NORTEADORES:
Influência de teóricos na prática pedagógica: opinião de pais e professores
}  WALLON : A afetividade, o movimento e a  (preocupação) formação do eu como pessoa;
“Gosto muito porque a professora se preocupa com os alunos." (pais de Camila Silva Pires)
“Essa escola tem um ótimo desempenho: as crianças passam a ser mais esforçadas." (pais de Gabriela Rodrigues Reis)
“Adoro os cuidados, dedicação e carinho e cada ano fica mais lindo e emocionante... O rendimento está ótimo!" (pais de Yasmin Lohany de Oliveira Novaes)

}  PIAGET: Desenvolvimento das funções cognitivas/Fases do desenvolvimento moral: autonomia...(organização das atividades/brincar/horário de aula);
“Acho um trabalho ótimo porque meu filho interage bem com tudo graças à escola." (pais de Jeferson Alves dos Santos)

}  VYGOTSKY: o primeiro contato da criança com novas atividades, habilidades ou informações deve ter a participação de um adulto(família/professor): mediação;
“É difícil pensar a educação sem eles... Acredito que um pouquinho de cada está presente... Não dá só para pensar no biológico ou só na afetividade... faz parte do trabalho, assim como a intervenção do adulto... (Soares)”.

}  PAULO FREIRE: Conviver! Interagir! Aprender com o outro!
    

4.  PRÁTICAS PERMANENTES: PROJETOS

Dentre as práticas permanentes estão os projetos que são objeto de reflexão coletiva, dentre eles: 
  • Investimento na LEITURA e na ESCRITA: Plano de Ação – Educação Infantil e Ensino Fundamental (professores); 
  • MÚSICA, INFORMÁTICA e RECREADORES (monitores); 
  • SALA DE LEITURA (empréstimo e leitura na sala Profª Maria Luiza) e 
  • EDUCAÇÃO FISCAL (incluso nos projetos de sala).



5. AVANÇOS EM CONSOLIDAÇÃO: NOSSO ORGULHO!
Reflexão sobre a prática (HTPC diversificado e criativo): construção das professoras


Reunião da equipe gestora com os pais

Participação de todos os funcionários nas atividades propostas!





  1. 6. DESAFIOS: O QUE AINDA QUEREMOS ALCANÇAR


  • Organizar espaços de aprendizagem fora da sala de aula (tendas)... ;
  • Formação permanente: "O trabalho realizado no ano anterior mostra o quanto os professores e funcionários são capacitados para lidar com as crianças. Espero que continue assim." (pais Guilherme de Jesus Carvalho);
  • Construção de uma quadra!

Construção dos funcionários nas reflexões do PPP



Nenhum comentário:

Postar um comentário