segunda-feira, 25 de abril de 2011

E. M. Profª. Maria da Cruz de Oliveira

QUEM SOMOS
Biblioteca

Somos escola de bairro, escola periférica, escola da comunidade do Sertão do Perequê-Mirim, em Ubatuba. Comunidade essa resultante da migração nordestina e mineira, especialmente, somada à gente de Ubatuba. A criançada, contudo, já é fruto da terra. Somos profissionais educadores que lêem, organizam, tocam, cozinham, brincam, advertem, limpam, cuidam, orientam, aprendem e ensinam. Somos alunos crianças que desejam, desafiam, se entregam, questionam, testam, aprendem e ensinam. Somos a Escola Municipal Professora Maria da Cruz de Oliveira, muito prazer!

Educando com arte


NOSSA MISSÃO
Vincular a ministração do ensino coletivo que há na escola às questões específicas do grupo social, tornando a comunidade parte integrante da escola através de desenvolvimento de projetos de leitura, música, saúde e consciência ambiental os quais visam criar condições mais adequadas para que os alunos possam prosperar em sua aprendizagem contínua, interiorizando conceitos éticos essenciais para um convívio de uma sociedade saudável, feliz, justa e democrática.

Aula de música


NOSSO COMPROMISSO
  • Desenvolver a arte do diálogo para sensibilizar a comunidade, identificando situações em que a solidariedade e a participação se fazem necessárias.
  • Conquistar a confiança das famílias dos alunos, orientando-as e recebendo-as com respeito.
  • Organizar os conteúdos em torno de projetos focando o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para um processo de qualidade na formação acadêmica, primordialmente quanto à alfabetização e raciocínio lógico-matemático, assim como na formação na vida do educando como cidadão crítico e participativo.

Bom apetite!
  • Reconhecer a necessidade de cuidar do meio em que vivem, preservando a natureza e convivendo com esta de maneira respeitosa e compreendendo a importância da sustentabilidade.

PRINCÍPIO NORTEADOR             
"A criança deve ser respeitada quanto ao seu processo e suas reais habilidades."
Partindo do pressuposto de que a educação trabalha a favor da formação e da transformação, o aluno que passa por um processo educativo não deve sair nem intelectual, afetiva ou socialmente idêntico ao modo como ingressou no mesmo.

AVANÇOS
  • Pintando ovos de Páscoa
    Monitoria de música e suas oficinas de canto, violão e organização do Coral, abrilhantando os dias letivos por serem fundamentais na formação de cidadãos ao dar oportunidades de participação como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores dentro e fora da sala de aula, incentivando, envolvendo e interagindo com pessoas e apreciando o valor da manifestação musical e cultural.
  • Monitoria da biblioteca dando aos alunos a oportunidade de conhecer mais e melhor esse maravilhoso mundo da leitura, onde cada história é contada.
  • Experiência inédita: o letramento digital, onde adentraram nesse universo cada vez mais importante, atual e necessário em nossos dias, desenvolvendo o projeto “Meu Sertão”, em parceria com EM “Maria da Cruz Barreto”.

DESAFIOS
  • Alimentar, mutuamente, uma prática pedagógica pautada na interdisciplinaridade e transversalidade para promover a compreensão de forma mais abrangente dos diferentes objetos do conhecimento sistematizado e abrir espaço para inclusão de saberes extraescolares como questões da vida.
  • Envolver-se com mais empenho nos Projetos propostos no início do ano e Projetos extras que nos são apresentados durante o ano letivo, cujos objetivos vêm ao encontro dos planejados pela escola.
  • Otimizar o horário de HTPCs  para melhor agilidade e qualidade dos assuntos propostos, formação continuada e envolvimento dos docentes, monitores e equipe gestora.

Trabalho coletivo

  • Estruturar uma sala de recursos dentro da escola para atender efetivamente nossos alunos com necessidades especiais, com ou sem diagnóstico, visando eliminar, também, o obstáculo de mobilização física dos pais e alunos à outra unidade escolar.

  • Famílias comprometidas com o processo de aprendizagem dos filhos, estimulando-os a vivenciar a vida escolar com intensidade e amor, conscientes da relevância dessa etapa da vida para o desenvolvimento integral, contemplando as esferas intelectual, afetiva, social, artística, motora e profissional.

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