terça-feira, 19 de abril de 2011

E. M. MARIA JOSEFINA GIGLIO SILVA

QUEM SOMOS NÓS

A Unidade Escolar atende faixa etária de cinco à dez anos (existem alguns casos de alunos com até quatorze anos), num total de 20 salas de aulas distribuídas nos períodos da manhã e da tarde. 95% dos alunos ingressantes no primeiro ano do Ciclo I cursaram a Educação Infantil. Nossos alunos são oriundos do bairro onde está situado o prédio escolar. Temos 20 professores titulares de sala, 03 professores de área, sendo 02 de educação física e 01 de artes, e 02 professores de apoio.
Reunião Pedagógica: momento dedicado ao estudo e reflexão sobre a prática


NOSSO COMPROMISSO

O maior compromisso desta escola é com a APRENDIZAGEM, que temos como um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais.
Fachada da escola


PRINCÍPIOS NORTEADORES

A escola se baseia nos quatro pilares da educação para conceber a aprendizagem. São eles: Aprender a Conhecer: esta aprendizagem refere-se à aquisição dos “instrumentos do conhecimento”. Aprender a Fazer : indissociável do aprender a conhecer, que lhe confere as bases teóricas, o aprender a fazer refere-se essencialmente à formação técnico-profissional do educando. Aprender a viver com os outros: este domínio da aprendizagem consiste num dos maiores desafios para os educadores, pois atua no campo das atitudes e valores. Aprender a ser: este tipo de aprendizagem depende diretamente dos outros três, é o desenvolvimento total do indivíduo “espírito e corpo, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade”.
Atividade realizada na turma de 1º ano: “Jogo de Argolas” para exploração da coordenação motora, seqüência numérica, contagem e registro dos numerais


PRÁTICA PERMANENTE

Seguindo as orientações do Programa Letra & Vida, as práticas pedagógicas permanentes desenvolvidas pelos professores consistem no mapeamento da turma, no agrupamento, na estruturação da rotina de leitura, na prática da reescrita para trabalhar a estruturação textual e no trabalho com tabelas.
Atividade realizada na turma de 1º ano: leitura com utilização de material concreto. Nossas crianças constroem o conhecimento brincando


AVANÇOS

Os avanços mais significativos são na ÁREA PEDAGÓGICA e está intimamente ligado ao trabalho da coordenação escolar, cujo destaque é o REFORÇO ESCOLAR, que tem por objetivo a aprendizagem dos educandos em nível de desigualdade com o ritmo da turma, consolidando e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências culturais e sociais, para assim ajudá-lo a vencer os obstáculos presentes em sua aprendizagem.


DESAFIOS

O desafio que a escola vivencia e se planeja para superar está voltado para as  PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM NOVO OLHAR PARA AS METODOLOGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL. O grande “x” da questão está na formação continuada dos docentes, que proporcionamos por meio de estudos em HTPC’s e nas reuniões pedagógicas, cujos temas são: formação do leitor (comportamento, habilidades e procedimentos de leitura), organização da rotina garantindo o trabalho com a diversidade de gêneros textuais, estudo dos teóricos da educação, entre outros.

3 comentários:

  1. me liguem e serio mae do cristian 21 67226019

    ResponderExcluir
  2. porfavor eu liguei mais cedo e espliguei a minha cituacao do estorico do cristian alexandre da cunha antonacci moreno jaime do 3 ano do ensino fundamental dei o meu endereço pediram para eu ligar mais tarde estou legando e so ta dando ocupado porfavor me ajude meu n 21 67226019 gorette meu endereço rua adalberto pereira pinto n712 conceiçao de jacarei cp 23860000

    ResponderExcluir
  3. porfavor me ajudem o meu filho cristian alexandre da cunha antonacci moreno jaime do 3 ano do ensinop fundamental estudou na escolamunicipal prof maria josefina giglio silva estou em carecidamente pedindo porfavor me mandem o estorico do cristian ja mandei o endereço e liguei mais cedo espilcando a minha situaçao nao tenho como ir ate ai moro em conceiçao de jacarei rua adalberto pereira pinto n 712 telefone 21 67226019 pediram para eu ligar mais tarde eu liguei e so dar ocupado porfavor me ajude mae gorete

    ResponderExcluir