terça-feira, 19 de abril de 2011

EMEI PROFª HELENA MARIA MENDES ALVES

Quem somos nós
Reunião Pedagógica
Identificação da Escola (dados básicos)
Estado: SÃO PAULO                                                  Município: UBATUBA
Nome da escola: EMEI PROFª HELENA MARIA MENDES ALVES
Nome do diretor: Mônica da Silva Santos
Nome da professora coordenadora: Ana Cristina Vargas
Endereço da escola: Rua Açaís, 30
Telefone: (12) 38327435 – 38337700     e-mail: emeihelena.maria@gmail.com
Localização: área urbana periférica – distância: da SE 7KM
Nível e modalidade de ensino ministrado na escola:
Educação Infantil – Pré-escolar
HTPC


Nosso compromisso
  • Zelar pela qualidade do ensino em nossa escola;
  • Estabelecer com os professores um compromisso de práticas que respeitem o ritmo de aprendizagem dos alunos;
  • Garantir que as conquistas  da escola (pedagógicas, estruturais ou de formação dos docentes) sejam  preservadas e tenham continuidade;
  • Favorecer de maneira geral a melhoria na qualidade de vida da comunidade.


Princípios Norteadores

Nossa escola trabalha com várias linhas de trabalho, procuramos buscar o melhor, mas de maneira geral, nos identificamos com as idéias de Vigostsky, Piaget e Emilia Ferreiro. Para nós, os alunos aprendem nas experiências com o ambiente e com as outras pessoas, sejam adultos ou crianças, sendo assim as atividades devem ser planejadas intencionalmente para que as crianças tenham experiências significativas que façam relações e se apropriem de novos conceitos.
Ambiente apropriado


Práticas permanentes

Trabalhamos baseados nos Referenciais Nacionais Curriculares de Educação Infantil, de 1998, neles os trabalhos com os conteúdos para os alunos são distribuídos em 7 eixos, sugerindo atividades permanentes, seqüências didáticas e projetos.
Em nossos HTPCS, investimos nos estudos dos referenciais e outra publicação especifica, a fim de trocarmos experiências e evoluirmos como grupo, juntos no mesmo objetivo.
Na intenção de fazer o aluno se apropriar do conhecimento sugerimos partir das situações concretas.
Usamos a avaliação como instrumento essencial ao processo educativo, ela acontece em três momentos pontuais, inicio meio e fim de ano, além da observação diária.
Ambiente apropriado



Avanços: o que nos dá orgulho de ter alcançado

Organização geral da escola.
Grupo de estudos e troca de experiências nos htpcs.
Salas com ambientes apropriados e diversidade de materiais.
Rotinas estáveis.
Sistema de avaliação
Registro de evolução dos alunos.

Reunião pedagógica em pequenos grupos


Desafios que ainda queremos alcançar

Trabalho com a presença de mães no ambiente escolar;
Trabalho aprofundado com projetos;
Oferecer um maior número de experiências significativas aos alunos;
Atenção individualizada e trabalho com pequenos grupos;
Trabalhar com novas tecnologias (uso da multimídia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário